segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Calvinismo - Presbiterianismo x Arminianismo (parte2)


O arminianismo foi criado por um seguidor de João Calvino.
O arminianismo segue os seguintes princípios:
  • Os seres humanos são naturalmente incapazes de fazer qualquer esforço para a salvação. (veja também graça preveniente)
  • A salvação só é possível pela graça de Deus, a qual não pode ser merecida.
  • Nenhuma obra de esforço humano pode causar ou contribuir para a salvação.
  • eleição divina é condicional a fé no sacrifício e Senhorio de Jesus Cristo.
  • expiação de Cristo foi feita em nome de todas as pessoas.  (DIFERINDO DO PRESBITERIANISMO)
  • Deus permite que sua graça seja resistida por aqueles que livremente rejeitam a Cristo. (DIFERENDO DO PREBISTERIANISMO)
  • Os crentes são capazes de resistir ao pecado, mas não estão além da possibilidade de queda da graça através da persistência, sem o arrependimento do pecado.  

(FONTE WIKIPEDIA)



O sinergismo arminiano afirma a total depravação do homem em seu estado natural. De fato, com relação à depravação total, não há diferença entre o calvinismo e o arminianismo. O homem é totalmente incapaz, até mesmo, de desejar se aproximar de Deus. Para Armínio, a salvação é pela graça somente e por meio da fé somente. Mesmo para dar os primeiros passos em direção a Deus o homem precisa da graça preveniente, que foi tornada disponível a todos os homens graças à obra redentora de Jesus Cristo. Portanto, a participação do homem em sua própria salvação consiste apenas em não resistir a Deus. Todavia, nenhum homem nasce com essa capacidade de não resistir à Deus, já que todos nascem totalmente depravados, com sua natureza corrompida devido ao pecado de Adão. É a graça preveniente, outorgada por Deus a todos os homens, que restaura neles essa capacidade de escolherem a Deus, se quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário