segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Calvinismo - Presbiterianismo - Análise. (parte1)

Como sistematizar o issistematisavel?   ""Esse Comentário não reflete minha opnião definitiva sobre o assunto apenas uma analise de tal DOUTRINA religiosa. O grande problema de  se falar de Religião no mundo é que os Cristão afiliados a uma Igreja confudem, DOUTRINAS com VERDADES ABSOLUTAS pois estas sao pregadas como tal, mas doutrinas são feitas pelo HOMEM no estudo da palavra divina."

Eu apenas acho que não dá pra procurar entender Deus, Criando Pontos básicos, para o entendimento, Mastigando a bíblia para seus seguidores e isso é presente em QUALQUER igreja cristã existente.

Os cinco pontos do calvinismo são doutrinas básicas sobre a salvação, definidas pelo Sínodo de Dort.
São eles:
  • Predestinação da alma; 
  • Eleição incondicional;
  • Expiação limitada; (SACRIFICIO DE JESUS APENAS PELO SEUS ELEITOS)
  • Vocação eficaz (ou Graça Irresistível);
  • Perseverança dos santos.

Na qual basicamente se diz: Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno.
E aí Sendo eu um seguidor desse pensamento qual a pergunta que vem em minha mente?
Sou eu um escolhido?
Como é Deus que escolhe, Não sou eu que decido. Deus é oniciente onipotente e onipresente. Tudo é Deus que faz. TUDO MESMO.
Todas as coisas que acontecem no mundo são obras de Deus, tudo de bom e tudo de mal, tudo está sobre o controle de Deus, Não há Livre Arbitrio.

Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não? Resposta: Deus me atraiu e eu cri na sua palavra. Ela é que me diz: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem em seu nome". Pela graça sois salvos, isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguém se vanglorie.

Sendo um bom cristão, trabalhando muito, seguindo sempre todos os princípios bíblicos, o Calvinista prova a si mesmo que foi um escolhido, pelo seu sucesso como cristão. Não é a sua própria ação, mas de Deus, pois se Deus trabalha por ele, ele conclui que foi um dos eleitos. 
Ou seja o Calvino sabe que está salvo, dentro de sua própria lógica.

Opnião Critica a esta Doutrina:  

- Resignação a Palavra de Deus = ( O calvinismo não lhe dá paz, mas apenas resignação ante a 
Soberania de Deus, a qual, mesmo que você ache 'estranha', é por você aceita, ainda que pareça maldade e perversidade.
(Deus é justo por me mandar pro Inferno, e todas as coisas ruins que acontecem com o mundo são permitidas por deus, por que é da sabedoria dele, E ele se quisesse poderia muda-las e isso ainda sim continua sendo justo.)

- Sacrificio de Jesus não é universal, e sim apenas para seus eleitos. (Deus mandou Jesus unicamente para seus eleitos)

- O Calvinismo é tão criticado que criou uma espécie de reação Anti Calvinista : O Chamado TEÍSMO ABERTO.


- Deus deixaria de ser Deus se criasse as pessoas com livre arbitrio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário