segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Calvinismo - Presbiterianismo - Minha opnião pessoal. Parte 3

Antes de Tudo:
Creio em Deus,Jesus Cristo, A ele eu me ajoelho, a ele eu peço pela minha familia, a ele peço por mim.
E diante dele me envergonho dos meus pecados.

.Dado a pesquisas que fiz vou por minha opinião formada (porém não definitiva) com trechos pré existentes na internet:

1) Quanto a sustentaçao biblica do Calvinismo:

- O Calvinismo é Sustentado Biblicamante, MAS SÓ pra quem acredita na Doutrina o problema é este:  Quanto a doutrina da Salvaçao Predestinada a biblía não trata sobre o assunto, ou seja o Calvino junta as partes biblícas que lhe convem e elabora sua teoria e as prega.

No livro Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras (Loyola, 2000) o teólogo brasileiro Rubem Alves apresenta algumas críticas ao método científico que são pertinentes também a alguns teólogos. De acordo com a argumentação de Alves, as teorias sempre surgem antes da análise dos dados existentes, jamais depois, como muitos pensam e defendem. Peguemos o evolucionismo como exemplo. De acordo com o autor, a conclusão evolucionista não seria absolutamente inferida depois da análise dos dados da natureza. Apenas sendo a teoria em questão pressuposta, então os dados existentes na natureza a corroboram. Se alguém analisar a natureza à parte de qualquer pressuposição, dificilmente esta pessoa chegaria à conclusão evolucionista. Na verdade, a rigor, a existência de similaridades entre as espécies existentes pode significar tanto uma ancestralidade comum quanto uma criação em comum, ou podem não significar absolutamente nada. Então, diz Alves, os dados corroboram apenas teorias já pressupostas de antemão. 


Eu penso que o caso do calvinismo é exatamente este. Como a Bíblia é ambígua neste ponto, se você pressupor como teoria soteriológica explicativa o calvinismo, você achará na Bíblia centenas de versículos que suportam esta teoria, e ainda vai encontrar mil desculpas para minar a credibilidade e eficácia das passagens que a contradizem. Desta forma, se a Bíblia nos disser que Deus quer que todos sejam salvos (I Tm 2:4), como você já pressupôs de antemão o calvinismo, necessariamente, este versículo não pode ter o significado que ele aparentemente possui. Assim, basta argumentar que este “todos” mencionado no texto bíblico não significa “todos” na verdade, mas sim “alguns”.
Como disse Voltaire, a razão é escrava das paixões.
Dificilmente o calvinismo será concluído através de uma analise imparcial da Bíblia por uma pessoa que jamais ouviu falar sobre esta teoria soteriológica. A mesma Bíblia que diz que Deus é impassível e imutável, mostra em alguns momentos Deus se arrependendo, se entristecendo, mudando de idéia – características que não observaríamos no Deus calvinista, que de tão “Soberano” sequer é livre para criar seres livres. E isto é fato: se você perguntar a cristãos – não instruídos teologicamente, mas sinceros – o que eles enxergam na Bíblia quando a lêem, se monergismo ou sinergismo, a resposta para a totalidade dos casos será o sinergismo. (Em caso de dúvidas, façam o mesmo teste que eu fiz.)
A predestinação e suas esquisitices não são claras na Bíblia como são claros vários outros pontos importantes e necessários da fé cristã. Pressupondo aqui a Inspiração da Bíblia e a submissão do que foi escrito à vontade de Deus, podemos concluir que, já que há tanto descaso da Bíblia para com o calvinismo, se a predestinação for verdadeira, então Deus não tinha muito interesse que as pessoas a conhecessem, ou pelo menos julgava que isto não era importante... (Trecho copiado da Internet)

2) Quanto a falta de dialogo com o Calvinismo:
A primeira coisa que um calvinista diz quando você expõe as feridas do Calvinismo é que você desconhece o Calvinismo
Na verdade, quem não conhece bem o Calvinismo, ou pelo menos as implicações do Calvinismo, são os próprios calvinistas. 
Se “Deus não somente predestinou o fim mas também os meios” mas parece que não têm ideia até onde isso vai dar.
O que é dizer que Deus predestinou tanto o fim quanto os meios? No caso dos eleitos é sempre uma maravilha. Deus predestinou sua salvação assim como os meios que levam a ela. Mas e quanto aos perdidos, o que isso significaria? Que Deus predestinou sua perdição assim como os meios que levam a ela. A conclusão disso é que nunca esteve ao alcance de ninguém escolher o bem ou o mal, ou melhor, nada. Tudo foi predeterminado nos seus mínimos detalhes e nunca foi possível que alguém escolhesse o contrário. Deus escreveu a peça e distribuiu os papéis. Só nos resta agora torcer para que tenhamos recebido o papel dos eleitos e dizer um “só lamento” aos que pegaram o papel dos reprovados.
Se eu roubo, mato, estupro eu vou queimar no inferno, não adianta querer encontrar a causa disso em mim. A verdadeira causa não está em mim, mas nos decretos eternos de Deus. Lá foi onde tudo começou. Eu sou somente um instrumento nas mãos de Deus para ele levar a cabo seu plano “gracioso” de salvar alguns e reprovar outros, incondicionalmente.
Embora os Calvinistas digam que não, isto me soa como uma Marionete. ( E isso faz o Arminianismo ganhar sentido) 
3) Quanto Ciclo Vicioso do Calvinismo:
Quanto a analise da salvaçao um calvinista diria ‘você pensa assim, porque o Senhor já o predestinou a isso’, é um ciclo vicioso, e, diga-se de passagem é um vício inútil. Se vermos as reais preoculpações de exemplos de vida bíblicos, como Paulo, não vemos em um apanhado de sua vida este tipo de proculpação. Existem coisas muitos mais vitais a salvação, do que isso tudo.
Basear seus conceitos em algo tão trivial como a predestinação é, na corrida pelo céu, como parar na estrada e catar as pedrinhas do acostamento.
"Na minha humilde opnião o combustivel que deve mover a vida é Jesus, não a doutrinas como esta, é por isso que continuarei frequentando a Igreja Calvinista, Porém sem me afiliar a ela.""

Nenhum comentário:

Postar um comentário